Citação no Texto

Há duas formas de citar uma fonte bibliográfica no seu trabalho: exatamente como ela estava no original (citação direta) ou com outras palavras, as suas palavras (citação indireta).

Vamos supor que você esteja pesquisando sobre Psicologia Ambiental. De repente, você encontra um artigo chamado A porta e suas múltiplas significações, escrito por Sylvia Cavalcante, no ano de 2003. Assim como eu, imagine que você tenha achado muito interessante o seguinte trecho:




Como não estamos fazendo a lista de referências, precisamos apenas de dois dados para citar esse trabalho no meio do texto: autoria (Cavalcante) e data (2003).

Se você quiser usar as palavras que Cavalcante usou (citação direta), então é preciso escolher quantas palavras da Cavalcante você quer usar:

... até 40 palavras? (citação direta curta) 
As palavras ficam entre aspas e é preciso citar a página da informação.

...mais de 40 palavras? (citação direta longa)
As palavras NÃO ficam entre aspas e também é preciso citar as páginas da informação. São inseridas em novo parágrafo, recuado (1,3 cm) a partir da margem esquerda.

Se você estiver em dúvida sobre o que pode ou não modificar do original, veja esta postagem feita especialmente para falar sobre isso.

Mas fica aqui uma questão: se eu quisesse ler as palavras da Cavalcante, eu não estaria lendo o seu trabalho. É muito mais interessante entender como você articula as palavras de Cavalcante com o seu trabalho (citação indireta). A citação indireta, portanto, é a mais indicada.

De qualquer forma (direta ou indireta), não existe apenas uma forma de escrever citando fontes. Basicamente, utilizamos duas maneiras: quando a fonte faz parte da frase e quando a fonte está entre parênteses, "fora" da frase.

Quando a fonte faz parte da frase

Exemplos:

Os significados da porta foram abordados por Cavalcante (2003) através de um estudo fenomenológico.

Cavalcante (2003) estudou os significados da porta e concluiu que é possível conhecer a sociedade ao conhecermos as portas.

Cavalcante (2003, p. 288) estudou os significados da porta e concluiu que "conhecendo as portas, conhecemos a sociedade".

Quando a fonte não faz parte da frase

Exemplos:

Os significados da porta foram abordados através de um estudo fenomenológico (Cavalcante, 2003).

Um estudo mostrou que é possível conhecer a sociedade ao conhecermos as portas (Cavalcante, 2003).

Um estudo sobre os significados da porta informa que "conhecendo as portas, conhecemos a sociedade" (Cavalcante, 2003, p. 288).

Até agora vimos apenas exemplos com uma autoria (a Sylvia Cavalcante). Suponhamos (com muita imaginação), que ela tivesse me convidado para escrever um segundo trabalho, desta vez, sobre os significados das janelas - imagine que esse trabalho fictício tenha sido publicado em 2014. Teríamos, então, duas autorias. Exemplos:

Segundo Gaspodini e Cavalcante (2014), as janelas representam relações sociais.

As janelas representam relações sociais (Gaspodini & Cavalcante, 2014).
Reparou a diferença?

- como parte da frase, foram separadas por e
- fora da frase, foram separadas por &

Se a fonte tem duas autorias, ambos os sobrenomes serão citados ao longo de todo o trabalho. A partir de três autorias, apenas a primeira aparição no texto conterá 3 sobrenomes. As demais serão abreviadas pela expressão et al.

Para facilitar a vida, o manual da APA oferece uma tabela de estilos básicos de citação (Tabela 6.1, p. 205). Acredito não poder reproduzi-la sem autorização, por isso resolvi adaptá-la com exemplos fictícios - que na verdade é uma desculpa furada pra que eu possa pirar um pouco.

Como parte da frase
Fora da frase (entre parênteses)
Primeira vez em que aparece no texto
Depois da primeira aparição
Primeira vez em que aparece no texto
Depois da primeira aparição
UMA autoria
Gaspodini (2014)
Gaspodini (2014)
(Gaspodini, 2014)
(Gaspodini, 2014)
DUAS autorias
Gaspodini e Gaga (2014)
Gaspodini e Gaga (2014)
(Gaspodini & Gaga, 2014)
(Gaspodini & Gaga, 2014)
TRÊS autorias
Gaspodini, Gaga e Obama (2014)
Gaspodini et al. (2014)
(Gaspodini, Gaga, & Obama, 2014)
(Gaspodini et al., 2014)
QUATRO autorias
Gaspodini, Gaga, Obama e Azevedo (2014)
Gaspodini et al. (2014)
(Gaspodini, Gaga, Obama, & Azevedo, 2014)
(Gaspodini et al., 2014)
CINCO autorias
Gaspodini, Gaga, Obama, Azevedo e Pinto (2014)
Gaspodini et al. (2014)
(Gaspodini, Gaga, Obama, Azevedo, & Pinto, 2014)
(Gaspodini et al., 2014)
SEIS ou mais autorias
Gaspodini et al. (2014)
Gaspodini et al. (2014)
(Gaspodini et al., 2014)
(Gaspodini et al., 2014)
ENTIDADES com abreviatura
Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2014)
CFP (2014)
(Conselho Federal de Psicologia [CFP], 2014)
(CFP, 2014)
ENTIDADES sem abreviatura
Universidade de Cadorna (2014)
Universidade de Cadorna (2014)
(Universidade de Cadorna, 2014)
(Universidade de Cadorna, 2014)

Vários trabalhos da mesma autoria

Se você encontrar vários trabalhos da mesma autoria e quiser juntar tudo num mesmo parênteses, siga
a ordem da vida (cronológica).

Exemplos:

Em seus estudos sobre a janela, Gaspodini (1997, 2005, 2006, 2011, 2014) estudou seus significados.

Os significados da janela foram estudados em diversos trabalhos (Gaspodini, 1997, 2005, 2006, 2011, 2014).

Vários trabalhos da mesma autoria publicados no mesmo ano

Se você encontrar vários trabalhos da mesma autoria publicados no mesmo ano, precisará separá-los com letras minúsculas (coladinhas no ano).

Exemplos:

Em seus estudos sobre a janela, Gaspodini (2014a, 2014b, 2014c) estudou seus significados.

Os significados da janela foram estudados em diversos trabalhos (Gaspodini, 2014a, 2014b, 2014c).

Vários trabalhos de autorias diferentes sobre os mesmos temas

Frequentemente você encontrará vários trabalhos de autorias diferentes sobre os mesmos temas e sentirá vontade de reunir tudo em um parágrafo ou frase. Isso significa que você conseguiu fazer com que as ideias conversassem. Aqui a gente pode botar pra conversar gente que já morreu (Freud, Nietzsche, Marx) com quem ainda vive, pois as ideias não morrem, mas transformam-se.

Para juntar dois ou mais trabalhos em um mesmo parênteses, simplesmente pense na ordem que eles serão apresentados na lista de referências, ou seja, a ordem alfabética. Não dê bola pro et al., pois ele só serve para abreviar. Quem dita a ordem é a lista completa.

Exemplos:

Estudos sobre portas e janelas (Cavalcante, 2003; Cavalcante & Gaspodini, 2014; Gaspodini, 2005), relacionam seus significados com relações interpessoais.

Agora imagine se todas as fontes dos três exemplos acima tivessem de entrar em um mesmo parênteses. Eu faria o seguinte:

Diversos estudos apoiam esta hipótese (Cavalcante, 2003; Cavalcante & Gaspodini, 2014; Gaspodini, 1997, 2005, 2006, 2011, 2014a, 2014b, 2014c).

Autorias com sobrenomes iguais

Quando um trabalho usa autorias com sobrenomes iguais, a inicial do nome aparecerá em todas as citações, mesmo que o ano seja diferente (informação retirada do Manual da APA, p. 205). Acho que estamos fazendo certa injustiça a sobrenomes como Silva em nossos textos brasileiros, não?

Por exemplo, já escrevi um trabalho utilizando livros da Fela Moscovici e do Serge Moscovici. Todas as citações no texto serão assim:

F. Moscovici, 2010
S. Moscovici, 2013

Se essas autorias entrarem em parênteses com mais autorias, siga a regra geral: a mesma ordem da lista de referências, ou seja, a ordem alfabética.

Por exemplo: (Gaspodini, 2013; F. Moscovici, 2010)

Mesmo escrevendo a inicial do nome, ela não conta para ordenar alfabeticamente.

PS: Só faça isso quando a autoria for a principal do trabalho! Se Silvas ou Moscovicis foram coautorias, esqueça suas iniciais.

Autorias com sobrenomes iguais e iniciais iguais

VAI QUE... você achou um trabalho de Ana Silva e outro de Alberto Silva... e agora? No texto, escreva os nomes em cada citação.

Exemplo:

Segundo Alberto Silva (2010) e Ana Silva (1985), as bananas são amarelas.
As bananas são amarelas (Alberto Silva, 2010; Ana Silva, 1985).

Na lista de referência:

Silva, A. [Alberto]. (2010). Restante da referência
Silva, A. [Ana]. (1985). Restante da referência

Postagem criada em janeiro de 2015. Modificada em 28/05/18.

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